A tradicional lista anual dos críticos da revista musical Billboard nomeou “BEYONCÉ” como o melhor álbum de 2013. A crítica, escrita por Brad Wete, pode ser lida em português abaixo:
“Influenciados pelo burburinho? Talvez. Mas, realmente, quem não está loucamente apaixonado por Beyoncé nesse momento? Tem menos de uma semana que o álbum dela chegou de para-quedas, sem avisos, na iTunes Store, na calada da noite, deixando fãs e críticos admirados com a pura coragem de uma estrela de primeiro escalão lançando um material com zero promoção. Uau, né? Poderia ter sido um belo de um fracasso. Não foi.
É claro, muito tempo será necessário para enxergarmos através de toda essa excitação. Tivemos seis dias. Não tivemos muito tempo para conviver com o álbum sem tanta reverência. Mas vamos tentar falar sobre a música. “BEYONCÉ” é estelar, ficando acima de todos os álbuns que ele ultrapassou para chegar ao #1, incluindo pop apelativo (“XO”) e a bizarrice de ares e sons de fantasmas (“Haunted”, “Mine”), qualificando-o como um belo trabalho artístico. Nenhum dos outros álbuns da lista cobrem tantas áreas como ela faz aqui, em sua performance de maior qualidade.
A voz dela plana e ressoa entre assuntos familiares: poder feminino e amor. Mas especialmente no que diz respeito ao último, ela vai a níveis profundos aos quais nunca foi antes. Essa é a mudança chave de tom. Tendo sido reservada no passado, Beyoncé escancara a porta para sua vida pessoal e arranca as dobradiças nesse apropriadamente autointitulado álbum.
Quer saber a força extra que o rei fornece à rainha com um abraço? E sobre as vívidas preocupações que ela tem sobre se separar dele? Está tudo lá, em “BEYONCÉ”, sob a produção quente e bem feita dos maiores dos hitmakers. É um álbum feito por uma mulher destemida, totalmente crescida, segura de si, estoica, frágil e pensativa, tudo de uma vez. Por essas razões, ela merece a coroa.”
Confira a lista completa:
01. Beyoncé, “BEYONCÉ”
02. Kanye West, “Yeezus
03. Disclosure, “Settle”
04. Lorde, “Pure Heroine”
05. Drake, “Nothing Was The Same”
06. HAIM, “Days Are Gone”
07. Daft Punk, “Random Access Memories”
08. Rhye, “Woman”
09. Arcade Fire, “Reflektor”
10. Kacey Musgraves, “Same Trailer Different Park”
11. Justin Timberlake, “The 20/20 Experience”
12. Vampire Weekend, “Modern Vampires of the City”
13. CHVRCHES, “The Bones of What You Believe”
14. Lady Gaga, “ARTPOP”
15. Chance The Rapper, “Acid Rap”
Original em inglês em http://www.billboard.com/articles/list/5840321/15-best-albums-of-2013-critics-picks?utm_source=facebook&utm_medium=photo&utm_campaign=photo-vs-link
0 comentários:
Postar um comentário